quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Historia


Igreja Matriz de santo Antônio  ( Tiradentes)
Construída entre 1710 e 1752, é um dos principais monumentos do barroco mineiro. É a segunda igreja em ouro do Brasil e é uma das mais belas construções barroca. A igreja foi construída sobre uma colina, sua fachada com duas torres bem desenhadas.





Igreja matriz do Pilar (Ouro preto)
A construção da igreja de Nossa Senhora do Pilar , Matriz de Ouro Preto  , foi a iniciativa de Santíssimo Sacramento e da Nossa senhora do Pilar  , fundadas nos mesmo ano de 1729 . Decidiram  construir sua igreja quase ao mesmo tempo que a outra Matriz , a de Vila Rica da Conceição de Antônio Dias . A inauguração da Nossa senhora do Pilar foi em 1733 , desde maio de 2000 abriga o Museu de Arte Sacra de Ouro Preto . A igreja do Pilar é a mais rica de Ouro Preto e também teve participação no ciclo do ouro .
Igreja Nossa senhora do Rosário dos Pretos  ( Ouro Preto )
Pertence à Ouro Preto  é administrada pela irmandade de Nossa senhora de Pilar .  Foi construída em 1715 , funcionou inicialmente  na Matriz de Nossa Senhora do Pilar , no ano seguinte , conseguiu sua capela própria . A Procissão conhecida como  “ Triunfo Eucarístico “  , realizada em Vila Rica  no ano de 1733. Em contraste com o aspecto externo o interior  da igreja é bem singelo  , com evocação de Santos Negros ,a tradição aponta a escultura de Santa Helena com sendo de Aleijadinho  e as imagens de Santo Antônio  e São Benedito .
Igreja de bom Jesus dos  Matozinhos onde tem os profetas do aleijadinho (  Congonha )

Estão Localizados os  78 esculturas em tamanhos reais , dentre elas 12 profetas  confeccionados em pedra sabão  , as outras em cedro formam e representam os Passos da Paixão de Cristo , o conjunto de imagens é tão monumental que foi considerado pelo Francês Germain Brazin , grande estudioso do barroco mineiro , um dos mais belos da terra . Tudo começou  na segunda metade do século XVIII  pela iniciativa de um homem encardido pelo pó de minério e impregnado de fé. O português Feliciano Mendes, após se recuperar de uma doença contraída nos muitos anos de labuta nas minas de ouro, decidiu construir um templo em homenagem ao Bom Jesus do  Matosinhos , aquém fez a promessa , passou o resto de sua vida , pedido esmolas e em 1757 começou a  obra , morrendo em 1765 sem vê lá concluída .
Na época entre 1796 e 1805  Aleijadinho estava gravemente mutilado por um doença misteriosa  , que pesquisadores acreditavam se Lepra  trabalhava com as ferramentas amarradas aos braços .  Estudos recentes nas ossadas do artista demostram que ele sofria de porfiria, esta enfermidade  é caracterizada por sensibilidade á luz , que desencadeia uma dermatite grave e deformante .  A mutilação torna-se extensa, causando a perda dos dedos, partes do nariz, orelhas e cicatrizes nas bochechas e boca, quando expostos À luz.



Mina de Passagem ( Mariana )
É onde os homens se  arriscavam  pra procura o ouro no interior das montanhas mineiras . Só  desta mina foram retiradas aproximadamente 35 toneladas do precioso metal , desde o início do século XIX  até 1984 . Possui 30 quilômetros de túneis e lagos subterrâneos de águas cristalinas, onde é praticado o mergulho em caverna. Um pequeno Trolley (espécie de vagão com bancos), usado pelos mineiros na época da exploração do ouro, leva os visitantes  mais de 120 metros de profundidade.



Maria Fumaça  ( Tiradentes )
 Foi inaugurada em 1881 pelo então Imperador Dom Pedro II  ,o barulho dela pode ser ouvido de longe e é uma marca registrada de Tiradentes.  A locomotiva é de madeira  e desenho semelhante às composições do início do século 20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário