São João Del Rei
- Clima
O clima caracteriza-se por verões quentes e úmidos, possuindo média térmica anual de 19,2º C, Julho é considerado o mês mais frio (média de 15,5ºC) e Fevereiro o mês mais quente (média de 22,2ºC).
- População
O município possui elevado índice de desenvolvimento humano em relação ao país, com 0,816.
Hidrografia
São João del-Rei está inserida na bacia do rio Grande, sendo o rio das Mortes o principal entre os rios que banham a cidade.
No entorno da cidade há dois lagos de usinas hidrelétricas:
- Usina Hidrelétrica de Itutinga - CEMIG Geração e Transmissão
- Usina Hidrelétrica de Camargos - CEMIG Geração e Transmissão
A distribuição da energia elétrica na cidade é de responsabilidade da CEMIG Distribuição (Distrito São João del-Rei).
- Rios
Rio Elvas | Rio Carandaí | Rio das Mortes Pequeno | Rio das Mortes
- Relevo
A sede do município se localiza num grande vale, entre a Serra de São José (leste) e a Serra do Lenheiro (oeste).
Formações rochosas
Serra do Lenheiro | Serra de São José
Ponto culminante do município
Morro do Chapéu, Distrito de Emboabas - 1.338m (altitude)
- Vegetação
São João del-Rei possui uma diversidade ecológica grandiosa, com uma biodiversidade representativa de alguns ecossistemas importantes do bioma Mata Atlântica e Cerrado. No seu relevo, formado pelas serras do complexo da Mantiqueira, observa-se uma vegetação de cerrado, com a presença de campos limpos nas partes mais altas.
- Fauna
Apresenta um potencial notável para a avifauna, onde é possível encontrar espécies representativas de alguns ecossistemas importantes dos biomas Mata Atlântica e Cerrado. Destaque para o Jacu, Araras (Aratinga Leucophtalmus), Saíra-Dourado (Tangara Cyanoventris). Entre os mamíferos, encontramos grandes quantidades de macacos que alegram e dão um toque especial ao turismo local, como o Sauá (Callicebus Personatus) e os sagüis-de-tufo-preto (Callithrix Penicillata).
- Saneamento básico
Na cidade há dois prestadores de serviços de saneamento básico:
- Departamento Autônomo Municipal de Água e Esgoto - DAMAE
- Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA: nos bairros que compõem a Regional Colônia do Marçal (Zona Norte da cidade).
Ouro Preto
Geografia
Altitude média: 1.116m. O ponto mais alto é o Pico do Itacolomi, com 1.722m
Rios: nascentes do Rio das Velhas, Piracicaba, Gualaxo do Norte, Gualaxo do Sul, Mainart e Ribeirão Funil.
Clima
Clima: Tropical de altitude úmido, característico das regiões montanhosas com chuvas durante os meses de dezembro a março, geadas ocasionais em junho e julho.
Temperatura:
- Média anual: 17,4 °C
- Média Máxima: 22,6 °C
- Média Mínima: 13,1 °C
- Mínima 4 °C em junho/julho (ás vezes menos)
- Máxima 28 °C em janeiro
Vegetação
Ouro Preto abriga campos rupestres, matas de Araucaria (Pinhais), florestas de candeias e possui grandes áreas remanescentes da Mata Atlântica.
A vegetação predominante de Ouro Preto é o Cerrado.
Relevo
O relevo varia muito: de Amarantina(700m) aos mais de 1700 m do Pico do Itacolomi. O relevo acidentado não favorece as atividades agropastoris. Caracterizam-se as indústrias extrativas de minério e pedras.
A cidade de Ouro Preto enfrenta hoje grandes problemas, no tocante à sua expansão e crescimento urbano, devido à carência de áreas em condições adequadas para construção. Atualmente Ouro Preto sofre as conseqüências da ocupação inadequada do espaço urbano, em função do povoamento excessivo, da falta de áreas para expansão e da concentração da população de baixa renda em torno dos rios, córregos e zonas da periferia do núcleo urbano. Até mesmo, na região central, que é ocupada por pessoas de melhores condições sócio-econômicas, a negligência quanto ao risco de movimentos em encostas é notória, um exemplo é o problema de ocupação de encostas no Morro do Curral.
Congonhas
Localiza-se entre serras, A região é atravessada pelo rio Paraopeba e seu afluente, o rio Maranhão (em cujas margens se fundou o arraial primitivo), que recebe as águas dos riachos Santo Antônio, Goiabeiras e Soledade.
O solo é rico em minério de ferro de alto teor. O município possui como maior fonte de renda a extração mineral e a indústria metalúrgica com destaque para a mina de Casa de Pedra (Companhia Siderúrgica Nacional- CSN) e a Mina da Fábrica (antiga Ferteco Mineração S/A, hoje incorporada à CVRD).
Vegetação
O nome Congonhas vem do tipo de vegetação encontrada nos campos, uma planta que os índios chamavam Congõi, que em tupi significa "o que sustenta, o que alimenta." Nada mais sugestivo.
Clima Tropical de altitude
Temperatura média 22°C
Principais rios: Maranhão e Rio Preto.
Bacia:Bacia do São Francisco
Clima: tropical de altitude
Temperatura Média Anual: 23°C
Bacia:Bacia do São Francisco
Tiradentes
Seus númerosÍndice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,773 (PNUD - 2000)
Principais Atividades Econômicas: turismo, comércio, agricultura
Relevo: planalto com ondulações (montanhas) Principais Atividades Econômicas: turismo, comércio, agricultura
Clima: tropical de altitude
Temperatura Média Anual: 23°C
Clima
O clima no município é típico tropical de altitude úmido. Os verões são quentes e chove com mais frequência. No inverno as temperaturas caem. A topografia da região, muito montanhosa e escarpada propicia a formação de bolsões de ar frio e neblina. O fenómeno é bastante visível ao amanhecer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário